sábado, 26 de janeiro de 2008

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM LITERATURA INFANTIL

III PROJETO : LITERATURA INFANTIL

DESPERTANDO O PRAZER PELA LITERATURA INFANTIL

Local de Execução do Projeto: E.M. MANOEL MORAES DA SILVA

Coordenação: Profa. Regina Célia Valadares Gonçalves

Elaboração/execução: Professorandas das turmas 3101 e 3102

Público Alvo: Alunos do 1o. Segmento do Ensino Fundamental

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM LITERATURA INFANTIL

O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Concentram-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, envolvendo-o em idéias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente. Mas, não há literatura sem leitor, e o texto nunca é o mesmo, porque provoca cada um de modo diferente.

"Ler histórias sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situaçòes vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento...

É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos. Ë ouvindo histórias que se pode sentir(também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais (...)Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário."

A escola representa a única oportunidade de ler que muitas crianças têm. É necessário, portanto, propiciar, nas salas de aula e salas de leitura, a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças. É também estar aberto para outras culturas.

A leitura é um processo amplo, que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de vida.

"O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais.. contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite , antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada." ( ABRAMOVICH, Fanny )

Para saber mais, visite:

http://br.geocities.com/turmad16/regina/sitereg/projlit.htm



sábado, 5 de janeiro de 2008

Você sabia que..

*Casimiro de Abreu, notável poeta brasileiro, é considerado “O Poeta do Amor e da Saudade”.

*A Academia Brasileira de Letras, instituição literária, foi fundada em 1896.

*Casimiro de Abreu, é o patrono da cadeira no. 6 da Academia Brasileira de Letras.

*A Academia Paulista de Letras, fundada em 27 de Novembro de 1909, tem uma majestosa sede no largo do Arouche no centro de São Paulo.

*José de Alencar, escritor Brasileiro, nasceu no interior do Ceará na cidade de Macejana, em 01 de Maio de 1829 e faleceu no Rio de janeiro em 12 de Dezembro de 1877.

*Jorge Amado é o autor Brasileiro com maior número livros vendidos tanto no Brasil quanto exterior.

*Jorge Amado tinha apenas 19 de idade quando escreveu seu primeiro romance “O País do Carnaval”, em 1932.

*O romance, “Amar, Verbo Intransitivo”, escrito por Mário de Andrade foi para o cinema com o título de “Lição de Amor”, filme este dirigido por Eduardo Escoreu.

*Oswald de Andrade, poeta romancista e dramaturgo paulista, juntamente com Mário de Andrade, organizaram “A semana de Arte Moderna” de 1922.

*Manuel Bandeira um dos maiores expoentes da poesia modernista no Brasil é também conhecida por suas excelentes traduções das obras de: Shakespeare, Brecht e Schiller.

*Olavo Bilac considerado o principal representando do parnasianismo na poesia Brasileira recebeu ainda o título de “O Príncipe dos Poetas Brasileiros”.

*O poema dramático “Morte e Vida Severina”, de autoria de João Cabral de Melo Neto, é um dos textos teatrais mais montados no país desde sua estréia em 1965.

*Antonio Castro Alves, poeta baiano, autor de Navio Negreiro e Vozes da África, que pela intensidade com que combateu a escravatura acabou recebendo o título “Cantor dos Escravos”.

*A poesia de Antonio Castro Alves ganhou grande popularidade por tratar de temas fundamentais do final do século XIX, como a escravidão e os anseios republicanos.

*“O Cortiço”, obra prima do escritor naturalista Aluízio de Azevedo é também um dos livros mais reverenciados da literatura Brasileira.

*Desde a sua primeira publicação em 1902, “Os Sertões” obra mais importante de Euclides da Cunha, é considerado um livro básico para a compreensão do país.

*Euclides da Cunha foi vítima de um crime passional, envolvendo-se numa troca de tiros com Dilermando de Assis, amante de sua esposa. Cerca de um ano após o incidente, seu filho também veio a falecer na tentativa de vingar a morte do pai, em outra troca de tiros com Dilermando de Assis.

*O romance “Hilda Furacão”, escrito em 1991 por Roberto Drummond, foi transformado em uma série de televisão em 1998.

*O romance “Agosto”, obra do romancista mineiro Rubem Fonseca, foi transformado em minissérie de televisão, com Vera Fisher e José Mayer nos papéis principais.

*O filme “O que é isso, Companheiro”, baseado no livro de memórias de Fernando Gabeira, concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1998.

*Os versos “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá...”, são de autoria de Gonçalves Dias, considerados por muitos, o poeta nacional do Brasil.

*Grande Sertão: Veredas, romance lírico e épico sobre o sertão, é considerado a obra prima de Guimarães Rosa.

*“O Guarani”, obra de José de Alencar, conta à história do amor platônico entre o índio Peri e a bela Ceci, filha de um rico proprietário de terras.

*Gianfrancesco Guarnieri, grande nome na dramaturgia Brasileira, nasceu na Itália no ano de 1934.

*João Guimarães Rosa, romancista e novelista mineiro, foi vítima de uma estranha premonição. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1963 acreditava que morreria quando tomasse posse. Por este motivo adiou o quanto pôde a cerimônia. Quando finalmente ela ocorreu, o escritor veio a falecer três dias depois.

*Gregório de Matos, falecido em 1696, um dos mais irreverentes poetas satíricos Brasileiros, conhecido como “Boca do Inferno”, foi o primeiro autor nacional a utilizar um estilo ousado e informal repleto de gírias e expressões nativas.

*Mário Palmério, romancista cuja obra focaliza a cultura dos habitantes mineiros, é o autor do romance “Vila dos Confins” que foi bem recebido pela crítica e pelo público.

*Raul Pompéia, romancista carioca, lutou ao lado de Luiz da Gama e José do Patrocínio na campanha.

Colaboração
Carmen Luisa
Wizard Jardinópolis

http://fortuna.jard.com.br/curiosidades.html#Rap-lit

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Ou Isto ou Aquilo

Cecília Meireles
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.