domingo, 9 de março de 2008

Charadas

1. · É nome de mulher e nome de homem. Ia mas acabou não indo?
Resposta: Isaias: Isa-ias

2. · O que há no meio do coração?
Resposta: a letra “a”

3. · Quem inventou a fila?
Resposta: as formigas

4. · Na televisão cobre um país; no futebol, atrai a bola; em casa incentiva o lazer. O que é?
Resposta: a rede

5. · Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso?
Resposta: a balança

6. · Qual a semelhança que há entre a arrumação de uma casa e o samba
Resposta: em ambas mexemos com as cadeiras

7. · O que a banana falou para o tomate?
Resposta: eu que tiro a roupa e você é quem fica vermelha?

8. · O que a areia da praia falou para o mar?
Resposta: deixa de onda...

9. · O que são vários pontinhos amarelos na parede?
Resposta: fandangos alpinistas

10. · O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
Resposta: pipoca

Jogo da tabuada

Objetivo: Fazer com que as crianças memorizem a tabuada através de um jogo simples, divertido no qual é necessário muita atenção.

Grau de Dificuldade: conhecimentos simples de matemática

N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: até 7 crianças)

É necessário pelo menos uma criança que conheça bem matemática para esclarecer erros e acertos ou o professor terá que observar cada grupo.


Regras/Funcionamento:

- As crianças que vão jogar devem sentar-se formando uma “roda” de modo que fique claro a ordem de participação de cada uma delas.
Desta forma, se houver 5 crianças, todas devem saber a sua “posição”: criança 1, criança 2, criança 3, criança 4, criança 5.

Por exemplo na tabuada do 3:

- Todas as crianças devem saber bem esta regra e terem conhecimento da tabuada do n.º3.

- A criança n.º 1 deve iniciar a contagem falando "UM" em voz alta. - A criança seguinte (n.º2) deve falar "DOIS" em voz alta.
- A próxima criança não deve falar "TRÊS" e sim a palavra ZAP.
Se ela falar "TRÊS", estará eliminada e a contagem recomeça a partir do "UM"

- Depois da palavra ZAP (que substitui o "TRÊS"), a próxima criança deve dizer "QUATRO", a criança seguinte "CINCO"; a seguinte deve falar ZAP pois 6 é múltiplo de 3, depois "SETE"; "OITO"; depois ZAP (ao invés de "NOVE"), depois "DEZ"; depois "ONZE"; depois "ZAP" (ao invés de "DOZE");depois "ZAP" de novo (ao invés de "TREZE" pois 13 termina com 3 que é o "ZAP") e assim sucessivamente.


- Ora é muito fácil que uma criança cometa um erro pois pode falar em voz alta um n.º múltiplo de 3 (ou terminado em 3) indevidamente. Pode também falar ZAP para um n.º que não seja múltiplo de 3 (ou terminado em 3) ou ainda errar a seqüência (falar "ONZE" ao invés de "DEZ"), etc.
- Qualquer erro, gera a eliminação da criança e o reinicio da contagem começando pelo "UM" a partir da criança 1.
- Cada criança eliminada deve deixar a "roda" e sentar em outro lugar para não atrapalhar a nova seqüência. - Quando sobrar apenas uma criança ela é considerada vencedora da rodada e ganha 1 ponto.
- Sucedem-se de 5 a 10 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos.

Variantes: A contagem pode reiniciar-se não com a criança nº1 e sim com aquela imediatamente a seguir àquela que foi eliminada.