sábado, 26 de janeiro de 2008

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM LITERATURA INFANTIL

III PROJETO : LITERATURA INFANTIL

DESPERTANDO O PRAZER PELA LITERATURA INFANTIL

Local de Execução do Projeto: E.M. MANOEL MORAES DA SILVA

Coordenação: Profa. Regina Célia Valadares Gonçalves

Elaboração/execução: Professorandas das turmas 3101 e 3102

Público Alvo: Alunos do 1o. Segmento do Ensino Fundamental

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM LITERATURA INFANTIL

O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento em que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significação para todos. Concentram-se aqui a íntima relação entre a literatura e a oralidade. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, envolvendo-o em idéias, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente. Mas, não há literatura sem leitor, e o texto nunca é o mesmo, porque provoca cada um de modo diferente.

"Ler histórias sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situaçòes vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever de um autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento...

É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos. Ë ouvindo histórias que se pode sentir(também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais (...)Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário."

A escola representa a única oportunidade de ler que muitas crianças têm. É necessário, portanto, propiciar, nas salas de aula e salas de leitura, a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças. É também estar aberto para outras culturas.

A leitura é um processo amplo, que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de vida.

"O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais.. contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite , antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada." ( ABRAMOVICH, Fanny )

Para saber mais, visite:

http://br.geocities.com/turmad16/regina/sitereg/projlit.htm



4 comentários:

Patricia Padial Kley disse...

olá, gostei muito do seu site. Espero que quando tiver um tempinho acesse o meu e comente...
http://padialeducando.blogspot.com/
Já está adicionada.

Pedro Concy disse...

Olá, XXX, como vai?
Eu sou o Pedro Concy. Estou desenvolvendo uma empresa que desenvolve atividades divertidas e inovadoras a fim de estimular hábito de leitura entre as crianças.
Achei que você pudesse se interessar por algum de nossos métodos, e , com sua experiência, poderia contribuir com novas ideias para atrairmos os baixinhos ao fantástico mundo da leitura.
Nosso projeto pode ser visto em http://www.estantemagica.com.br .
Fique à vontade para comentar, criticar, sugerir e questionar.
Abraços,
Pedro Concy

Editora Artpensamento disse...

Olá Edilene

Parabéns pelo blog!!!

Gostei muito do conteúdo. Especialmente este post sobre a literatura infantil.
Essas coisas dão força para que a gente continue trabalhando pela educação.
Continue postando!!!
Abraços

Milena Barbosa
Editora Artpensamento

NilsonFilatieri disse...

Prezada Professora,
Gostaria de apresentar o www.educa2.com.br - uma em que plataforma que professores podem compartilhar conteúdo educacional e cursos completos com seus alunos.
Nosso objetivo é gerar um alto impacto na educação, criando a melhor experiência de aprendizado e ensino na internet.
Eis um tutorial sobre como usar o Educa2: http://2edu.ca/g7sYYA
Estou à disposição para conversar sobre possibilidades de inclusão digital em nosso país.
Abraços